segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Obama vem aí

O presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou que virá ao Brasil em março deste ano. Entre os compromissos, visitará Brasília num dia e o Rio de Janeiro, no outro. Aqui, no Rio, especula-se que o presidente fará um grande discurso para toda a América Latina ouvir.

Os organizadores da visita de Obama estariam buscando um local adequado, com estrutura e capacidade para receber milhares de pessoas. O Sambódromo é uma das opções, já que o Maracanã está fechado e dificilmente os norte-americanos se arriscariam a montar uma superestrutura segura na praia de Copacabana, semelhante ao que foi feito para o show de Roberto Carlos. O fato é que a equipe de Obama quer um local “emblemático” para o Brasil.

O que Obama vai falar é uma incógnita, mas é possível supor que a política latina seja a pauta do discurso. O jornal Folha de São Paulo diz que o tema será “a importância de Brasil e EUA atuarem juntos no cenário global”.

Esse tipo de intervenção é particular de Barack Obama, como já fez em Berlim e no Cairo. No Egito, em 2009, ele anunciou o recomeço das relações dos Estados Unidos com o mundo islâmico e na Alemanha, em 2008, falou para 200 mil pessoas. Além do discurso, no Rio Obama vai visitar uma favela pacificada.