segunda-feira, 4 de abril de 2011

Obama 2012

Nesta segunda-feira o presidente Obama anunciou através da internet que quer concorrer à reeleição. A surpresa ficou por conta da antecedência com que o anúncio foi feito. Segundo o presidente, é porque ele acredita em uma campanha feita no boca-a-boca e isso requer tempo.

O anúncio foi alvo de muitas críticas, já que este não é exatamente o melhor momento para fazer campanha. Os Estados Unidos estão envolvidos em três guerras, se recuperando de uma crise econômica e vivendo a frustração do projeto Obama.

No entanto, é óbvio que o atual líder é o candidato natural. Hillary Clinton seria, em minha opinião, a alternativa a Obama. Seria ideal para o Partido Democrata depois de eleger o primeiro negro, eleger a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. Só que a ex-primeira-dama já disse que vai se retirar da política no ano que vem.

A figura de Obama já deu o que tinha que dar. Infelizmente, não é uma boa a maior potência mundial cair nas mãos de ultraconservadores. Ou você já imaginou Sarah Palin de TPM coordenando o ataque dos aliados à Líbia?