terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eva Perón: simplicidade até na morte

Hoje fui ao Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires. Neste local estão sepultados ex-presidentes, militares, intelectuais, escritores... enfim, quase todas as pessoas que fizeram diferença na formação política e cultural da Argentina.

Sem dúvida o grande chamativo turístico do cemitério é o mausoléu da Família Duarte. Lá está sepultada María Eva Duarte de Perón.

Quando um turista desavisado toma conhecimento disso, imagina que se trata de um mausoléu gigante, imponente e fácil de ser localizado entre os túmulos. Engano. O mausoléu onde estão os restos mortais de Evita Perón é um dos mais simples do local e está em um ponto nada nobre. Para localizá-lo alguns turistas encontram dificuldades até com um mapa na mão.

Fiquei alguns minutos sentado em frente ao mausoléu enquanto observava americanos, ingleses, brasileiros, alemães encontrando o local. Em 30 minutos parado por ali, mais de 10 grupos desprovidos de guia me perguntaram se era aquele o túmulo de Eva Perón. Quando eu respondia afirmativamente, os comentários sempre eram sobre a simplicidade do jazigo.