terça-feira, 8 de maio de 2012

El País chama Tarso Genro de “estrela da política alternativa”

Foto: El País
Em visita oficial de três dias à Espanha no último final de semana, Tarso Genro, um dos principais nomes do PT para depois de Lula e Dilma, se reuniu com os líderes do movimento 15-M (15 de maio ou “indignados”). De acordo com informações publicadas pelo jornal espanhol El País (ler aqui), o encontro foi um pedido do governador gaúcho.

A reunião aconteceu no sábado à tarde. Foi a primeira vez que os ativistas do 15-M se encontraram com representantes de um governo. O fato foi tão importante que até o El País, principal jornal em língua espanhola do mundo, ressaltou esse ineditismo: “O 15M se reúne pela primeira vez com um governo... mas do Brasil.”

O diário espanhol foi mais longe. Chamou Tarso de “uma estrela da política alternativa” e ao construir o histórico dele para o público espanhol, ressaltou que o seu mandato como prefeito de Porto Alegre foi responsável pela fixação do Fórum Social Mundial na cidade. A reportagem que descreve o encontro também faz menção ao processo de participação popular, projeto implantando por Tarso inicialmente na prefeitura de Porto Alegre e agora no Estado.

Os ativistas comemoraram muito mais. “É um prazer ter um Estado do Brasil com a decência de escutar o 15M”, disse um dos líderes.