segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Iberia cancela rota Madri-Montevidéu

Depois de ser obrigado a fechar a sua companhia de aviação aérea estatal, a Pluna, por problemas com a Justiça do Brasil, o Uruguai passou a ser bem menos acessível de vários pontos. De Porto Alegre, por exemplo, a única opção nacional é a Gol, que coincidentemente apresentou elevação absurda nos preços. Agora, a companhia espanhola Iberia anuncia que, a partir de abril do ano que vem, não terá mais o voo direto entre Madri e Montevidéu.

A rota será cancelada dentro de um grande plano de ajustes da empresa. A Iberia enfrenta problemas financeiros e anunciou que deixará de voar para vários destinos fora da Europa ou diminuirá a frequência das rotas.

O governo do Uruguai disse que vai tentar reverter a decisão usando o argumento de que a ocupação dos voos entre a capital espanhola e a capital uruguaia chega a 86%.

Além do voo de Montevidéu, a Iberia também cancelará suas operações em Cuba, deixando de fazer a conexão com La Habana, e na República Dominicana, onde considerou que a rota não é rentável.