terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uruguai: projeto que legaliza a maconha é apresentado oficialmente


A bancada de deputados do Frente Amplio, partido do presidente Pepe Mujica, apresentou nesta terça-feira o projeto que legaliza a venda da maconha e cria o Instituto Nacional da Cannabis (Inca). O documento tem mais de 30 artigos.

A ideia é que o governo, por meio do Inca, conceda licenças para que os cidadãos possam produzir a própria maconha. Além disso, o Estado também venderá quatro tipos diferentes de cannabis.

A maconha será plantada em prédios militares ou em terrenos particulares que comprovem toda a segurança necessária para evitar roubos e assegurar a qualidade da droga.

Pepe: “O que me assusta é o narcotráfico, não a droga”
O presidente Pepe Mujica deu entrevista para a BBC nesta terça-feira. “O que me assusta é o narcotráfico, não a droga”, disse. Além de revelar que nunca provou maconha, Pepe cravou que combater o tráfico de drogas pela via repressiva “é uma guerra perdida”. Mujica disse que o que acontece no México (onde o narcotráfico produz números assustadores de violência” tocou a sua alma.

Segundo ele, a ideia do projeto é afastar a população dos traficantes. “Além disso, me envenena, porque cada vez tenho que gastar mais dinheiro com polícia, com presídios e nas consequências. E não tenho dinheiro para atender aos doentes”, comentou.