segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mujica faz 78 anos nesta segunda-feira: veja 10 fatos curiosos sobre o peculiar presidente do Uruguai


O presidente do Uruguai, José Mujica, completa 78 anos neste dia 20 de maio. Figura de destaque mundial por seu estilo simples, "Pepe" termina seu mandato no ano que vem e deixará um país diferente para seu sucessor. O casamento gay, a lei do aborto e o amplo debate sobre as drogas, em especial a maconha, são apenas alguns dos exemplos do já conhecido e aplaudido legado do ex-guerrilheiro.

Para celebrar a data de um líder tão peculiar e importante da América Latina, separei 10 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre Pepe Mujica:

1 – Mujica não mora na residência oficial do presidente da República. Preferiu continuar vivendo em sua humilde chácara nos arredores de Montevidéu.

2 – O único bem registrado no nome dele é um Fusca azul caindo aos pedaços.

3 – Mujica sempre anda acompanhado por uma cadela vira-lata de três patas chamada Manuela.

4 – Ele foi preso duas vezes e torturado pela ditadura no Uruguai. Ao todo, passou quase 15 anos detido.

5 – Pepe fugiu da cadeia pelo esgoto e precisou nada entre os dejetos por um bom trecho.

6 – Reza a lenda que, quando foi preso pela segunda vez, Mujica estava andando de bicicleta com uma metralhadora nas costas, uma granada e alimentos – linguiça, pão e vinho.

7 – A mulher de Mujica é senadora no Uruguai: Lucía Topolanski conheceu Pepe quando os dois militavam em um grupo armado de esquerda. Eles não têm filhos.

8 – Mujica era conhecido como “Ulpiano” e Lucía como “La Tronca” nos anos 60 no Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.


9 - Mujica comprou a chácara onde vive até hoje com uma doação internacional.

10 – Na chácara, Mujica e Lucía produzem flores que, agora, são a base de um perfume recém-lançado chamado “U From Uruguay”.