quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ex-presidente mexicano Vicente Fox diz que planeja plantar maconha

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) disse que a maconha poderia “gerar uma indústria produtiva” e considerou que é “a única forma de acabar com a violência”. Fox disse que planeja cultivar maconha em sua fazenda em San Cristóbal, na localidade de mesmo nome no estado de Guanajuato, uma vez que isso seja legalmente possível.

“Uma vez que seja legítimo e legal, claro. Eu sou um agricultor, posso fazer isso assim que seja legítimo e legal e seja aprovado como indústria”, disse o ex-presidente. Em julho, a fundação de Fox realizará em sua fazenda um simpósio sobre a legalização da maconha. O evento terá como objetivo explicar os motivos que o levam a crer que a legalização “é o único caminho para tirar o México da violência”.

Vicente Fox lembrou que 40 anos atrás, o presidente dos Estados Unidos Richard Nixon “começou a guerra contra as drogas que foi um fracasso total e absoluto” e afirmou que o mesmo aconteceu com seu sucessor, Felipe Calderón, que lançou uma guerra contra os cartéis.