segunda-feira, 19 de maio de 2014

Documentário: como a mídia constrói a imagem da mulher brasileira

Excelente reportagem-documentário da revista espanhola Pueblos.

Sinopse: As mulheres brasileiras são constantemente usadas para a venda de produtos e para conquistar mais audiência. Um modelo de concentração dos meios brasileiros em seis famílias de grande poder, uma cultura machista e a maximização do benefício econômico são algumas das chaves para entender por que os grandes meios de comunicação apresentam um modelo único da mulher e ocultam a grande diversidade que há no Brasil. O vídeo conta com entrevistas com Terezinha Vicente e Rita Freire, da Rede Mulher e Midia; Jacira Melo, diretora do Intituto Patricia Galvao; Iris Miranda, psicóloga e ativista, e Melissa Miranda, jornalista e ativista.

 
Direção e roteiro: Laura Toledo Daudén, Andrea Gago Menor e Alba Onrubia García.
Produção: Pueblos-Revista de Información y Debate y Paz con Dignidad.
Apoio: Agencia Vasca de Cooperación al Desarrollo.